Os impactos econômicos causados pela disseminação da Covid-19 no país e o isolamento social são incalculáveis. Mas de imediato os pequenos negócios locais sofreram o impacto e estão com a sobrevivência ameaçada com o prolongamento da pandemia. A boa notícia é que todos nós podemos contribuir para que esses pequenos negócios resistam à crise.
As micro e pequenas empresas representam 99% dos estabelecimentos empresariais no Brasil, respondem por 52% dos empregos com carteira assinada do setor privado e contribuem com 27% do PIB nacional – todos os dados são do Sebrae. E são justamente eles os mais afetados pelo momento difícil e excepcional que enfrentamos.
Pensando no impacto local, regional e nacional na vida dessas pessoas que estão à frente desses pequenos negócios e na economia do país como um todo, diversas iniciativas de apoio aos pequenos negócios surgiram por todo o país.
O Sebrae lançou a campanha “compre do pequeno” para incentivar o consumo consciente, o desenvolvimento local sustentável e a movimentação econômica de cada região, contribuindo para que a crise da saúde produza menor impacto em nossas vidas.
Levantamento da entidade mostram que setores como de alimentação fora das residências, o varejo, a construção civil e a moda são os mais afetados. Junto dele mais dez outros setores também com fortes perdas respondem por mais de 21,5 milhões de empregos no país.
A iniciativa do apoio aos locais se espalhou. Nas redes sociais diversas páginas, grupos e hashtags “Apoie as pequenas empresas”, “apoie um restaurante”, “apoie o comércio local” ou “apoie o pequeno empreendedor” se espalharam rapidamente e tem ajudado a sobrevivência dos negócios e de todos aqueles que dependem deles para ter alguma renda. Aplicativos também foram criados, ajudando a localizar e apoiar esses pequenos negócios em cada bairro.
As iniciativas são da mais extrema importância, um gesto de solidariedade e carinho com as pessoas e o lugar em que vivemos, em tempos que estar em casa é um ato de amor e de sobrevivência para todos. Procurem, criem e sustentem iniciativas como essas em sua região, apoiem os negócios locais, o mundo precisa de uma nova solidariedade e responsabilidade social, o futuro de muitos brasileiros depende desse gesto.
Tags: economia, Impactos Econômicos da Covid-19, tecnologia